31 de março de 2016

Página no "Facebook"

Mais perto dos nossos amigos, numa página do "Facebook", agora que estão quase a acontecer as Exposições Retrospectivas de "António Soares" - esperamos o mais breve possível poder anunciar-vos a data da primeira exposição.

Vai ter lugar no Museu Nacional do Teatro e da Dança em... Janeiro de 2017 (?)...

Até lá... deixo-vos com a imagem, lindíssima, da "Dama de Violeta" (1921) que pertence à Casa Museu Leal da Câmara - um dos grandes amigos de António Soares...

http://www.patrimoniocultural.pt/pt/museus-e-monumentos/rede-portuguesa/m/casa-museu-leal-da-camara/

4 comentários:

Jorge Figueira disse...

O Museu do Chiado tinha como objectivo realizar a retrospectiva que indica, no primeiro trimestre de 2016. Para esse efeito contactaram quem tinha obras do Mestre. Infelizmente a acção ficou gorada sem qualquer justificação nem resposta às pessoas contactadas.

Se tiver notícias sobre a possibilidade desta retrospectiva ser realizada por outro museu, seria de todo o interesse comunicá-lo com a devida antecedência para a correcta preparação da mesma, uma vez que o Mestre possui a sua obra muito dispersa por colecções particulares.

Mestre António Soares disse...

Estimado amigo (permita-me chamá-lo assim, pois aos coleccionadores da obra de Mestre António Soares, meu Tio, eu os considero como amigos),
Agradeço em primeiro lugar as suas palavras e só tenho de lhe pedir desculpa por não lhe ter respondido mais atempadamente.
A sua pergunta é oportuna e aproveito, na resposta que lhe vou dar, para explicar o que tem acontecido, do mesmo modo e com as mesmas palavras que tenho dado a todos os amigos que nos conhecem e que me contactam mais directamente, por email ou telefone. É uma resposta um pouco longa mas se calhar mais elucidativa.
Em meados de 2013, o recentemente falecido Escultor Mestre José Rodrigues contactou directamente os meus Pais, pois tinha a ideia de adquirir algumas obras do Pintor António Soares para a sua recente Galeria/Fundação Escultor José Rodrigues (www.fejoserodrigues.pt). Parafraseando o ditado "da conversa nasce a luz", dessa conversa "nasceu" a ideia de uma exposição que complementasse as "futuras eventuais exposições" que deveriam ter lugar em Lisboa para 2014 ou 2015 (era o que estava previsto desde a exposição "O Modernismo Feliz - Art-Déco em Portugal" que teve lugar no MNAC-Museu do Chiado, de Junho a Novembro de 2012).
Delineou-se então a preparação de uma exposição com inauguração para Setembro de 2014, e desde essa data estivemos com a Directora da Fundação, Ágata Rodrigues, e com a preciosa colaboração do Nuno Senra, a preparar a exposição de comemoração do 120º aniversário de Nascimento do Mestre António Soares.
[Vinte anos antes, tinha sido o meu Pai, Américo Soares em colaboração conjunta com o Pintor Jaime Isidoro a fazer duas exposições de comemoração do Centenário de Nascimento do Mestre António Soares - por parte das entidades oficiais... nada - no Porto e no Museu de Arte Contemporânea do Funchal.
Aliás, desde a morte do meu Tio, em 1978, que o meu Pai andou a tentar, insistir, persuadir (até finalmente desistir) que se fizesse uma Exposição Retrospectiva do Mestre António Soares, em Lisboa.]
(continua...)

Mestre António Soares disse...

(continuação)
Quando o Dr. David Santos tomou posse do cargo de Director do MNAC-Museu do Chiado, deu uma extensa entrevista e referiu, dentro do programa que apresentou publicamente nessa ocasião, que o MNAC-Museu do Chiado iria em 2015 fazer uma exposição do Adriano Sousa-Lopes (que se fez) e do António Soares. Foi nessa altura também que o Director do Museu Nacional do Teatro e da Dança, Dr. José Carlos Alvarez, conseguiu luz verde (ao fim de mais de dez anos de insistência junto da tutela) para também organizar uma Exposição António Soares, com o espólio que tem lá em depósito desde 2009.
Foi assim que surgiu a ideia de se fazer uma Exposição Retrospectiva do Mestre António Soares em simultâneo no Museu do Chiado e no Museu do Teatro, para finais de 2015!
[Como vê não foi por falta de insistência nem de empenho da nossa parte (a Família), nem por falta de elementos, pois desde 2012 que, quando prometi ao meu Pai que iria continuar o seu trabalho de divulgação da obra do irmão, temos vindo a disponibilizar todas as informações possíveis acerca da obra e dos seus iniciais compradores, que desde 1980 o meu Pai tem vindo a organizar a partir do espólio documental reunido pelo meu Tio durante toda a sua vida.]
Foi por isso que o meu amigo Jorge Figueira terá sido eventualmente contactado a meados de 2015, por um dos dois curadores que têm estado a trabalhar na organização da exposição (o Dr. Rui Afonso Santos e a Dra. Maria da Silveira).
Vamos agora "à cereja em cima do bolo": depois do encerramento da Exposição do 120º aniversário aqui no Porto, em Março, vieram então os curadores responsáveis por cada uma das exposições, o Dr. Rui Afonso Santos, do MNAC-Museu do Chiado e o Dr. Paulo Baptista, do Museu do Teatro a Santo Tirso, inteirar-se «in loco» do material existente e disponível para as respectivas exposições. Estava então previsto que se iriam realizar as duas exposições em simultâneo em meados de Novembro de 2015 (a minha única preocupação, na altura, era a idade avançada dos meus pais, do meu Pai particularmente que já estava com 88 anos, e o Inverno é pouco amigo das pessoas idosas, até porque não vivemos em Lisboa, como já terá notado).
(continua)

Mestre António Soares disse...

(conclusão)
Entretanto surge a polémica da Colecção da SEC e o Director do Museu do Chiado demite-se - o que não adiantou absolutamente nada para resolver coisa nenhuma - mas na altura garantiram-me que nada seria alterado(!...).
Entretanto temos as Eleições Legislativas e o Governo muda... em Novembro. O País, paraliza, e as exposições são suspensas «sine die». Em finais de Janeiro deste ano, logo após a tomada de posse, fui pessoalmente falar com a nova Directora do MNAC-Museu do Chiado, que estava preocupada por ter o Museu quase fechado, o Orçamento do Estado ainda não ter sido aprovado, e por isso não tinha previsão para a exposição do Mestre António Soares. Eu na altura pedi-lhe que contactasse ao menos todos os emprestadores/proprietários de obras que estariam tão ou mais perplexos do que nós com o facto de terem sido contactados uma vez e depois...nada...
Pela minha parte, tenho falado com os amigos que conheço e deixo agora aqui, publicamente, esta explicação a todos os que (ainda) não conheço.
Foi no início deste ano que o Director do Museu do Teatro decidiu avançar independentemente, dado ter toda a exposição preparada. Só atrasou pontualmente com a dificuldade de autorização de orçamentos pontuais (foi para a montagem da exposição, agora é para a publicação do Catálogo...)
Por isso estava prevista a inauguração primeiro para Maio ou Junho, depois passou para Setembro ou Outubro, agora vamos aguardar (se calhar é melhor não dizer mais nada até ser mesmo...)
Sempre que quiserem saber mais alguma informação, podem sempre também enviar um email para (sagittarium.ant.soares@gmail.com) ou para (geral@mestreantoniosoares.org) - poderei levar um pouco a responder mas respondo.
Espero ter sido suficientemente elucidativa.
Um abraço e mais uma vez obrigada por nos visitar,
Ana Isabel de Ornellas