20 de novembro de 2015

Catálogo Digital (2) "OLHARES - Os Estudos e os Desenhos de ANTÓNIO SOARES"

Continuemos, e entremos na primeira sala. Eis o aspecto geral:

Podemos ver duas paletas penduradas, na parede, e a pequena estante com os frascos




























































Nesta primeira sala, que designámos por "António Soares - o Artista e a Família", apresentámos alguns óleos e têmperas, apenas de retratos da família, auto-retratos, e desenhos dos primeiros anos.







Juntámos também objectos pessoais, o estirador, as paletas, os pincéis, a estante com os frascos de óleos e anilinas, tudo tal como veio do seu atelier, em Lisboa, na Rua de Santo António dos Capuchos - casa onde viveu desde os anos 40 e onde faleceu.

Vamos agora ver, mais de perto, estes desenhos. Comecemos por este desenho de 1921, "A hora do pecado", um original que foi publicado no Diário de Lisboa em Maio, na secção "A Cidade". É um desenho tão característico do traço de António Soares, que decidimos elegê-lo para ser a serigrafia comemorativa do evento - à venda na Loja da Fundação Escultor José Rodrigues.

"A hora do pecado" - 1921

A seguir temos alguns desenhos dos primeiros anos, a pastel, carvão, grafite, aguadas...


"A Sé e o Tejo" - 1914
Este pastel "Diálogo Sentimental" esteve exposto na 18ª e última exposição individual organizada pelo Mestre António Soares, em 1963, na Galeria do Diário de Notícias, em Lisboa.
 
 "Diálogo Sentimental" - 1921

"Dignidade na pobreza" - 1912
É possível que este desenho "Caricatura", tenha estado na 3ª. Exposição do Grupo de Humoristas Portugueses, em 1920.

"Caricatura" - 1915

"O meu casaco" - 1922

"Bicha da mercearia" - 1916

"O leme desconhecido" - 1912

"A janela do meu quarto" - 1912
Este desenho, que as "traças" adoraram rendilhá-lo, ganhou o 1º prémio de um concurso de cartazes, realizado em 1916 pela Société Amicale Portugale-France e orientado pelo pintor Leal da Câmara que viveu entre França e Portugal ao longo de vários anos. Esteve exposto na Exposição de Arte e Guerra organizada pela mesma entidade. A característica mais difícil do concurso era que os cartazes tinham de ser de formato quadrado.

"A Edade do Aço" - 1916
Este pastel que mais parece um "grafitti", foi um primeiro estudo para a capa da Revista "Ideia Nacional", precisamente quando Portugal decidiu enviar um contingente para a Grande Guerra. O desenho original que acabou por ser capa, não sabemos se ainda existe e onde se encontra, mas a capa foi a que apresentamos mais adiante, pois esteve exposta numa das mesas.

"Viva a Guerra!" - 1917
"António 915" - 1915 (auto-caricatura)

Antes de continuarmos, vamos fazer referência aos objectos expostos, que se podem ver com mais pormenor abaixo, nomeadamente o estirador e os objectos que se apresentavam à vista

António Soares era muito devoto do Santo do seu nome, pelo que tem uma colecção extensa de imagens do Santo de Lisboa. Optámos por trazer uma pequena estátua, de pedra, que era menos frágil para a exposição. 
Sobre o estirador colocámos um "Livro de Honras" onde convidámos os visitantes, ao longo dos 6 meses da exposição, a expressarem a sua opinião sobre a exposição, à saída.

Vamos terminar a ronda por esta primeira sala, com mais alguns quadros, desta vez são retratos dos irmãos e da mãe e três auto-retratos, incluindo um desenho do Santo António de Lisboa.

"Santo António de Lisboa" - 1920
"Auto-Retrato" - 1922










"Auto-retrato" . 1946
















"Retrato de Américo de Miranda Soares" - 1944



"Retrato de Madame António Soares" - 1930

"Retrato de Senhora - M.G.S. constipada" - 1944

"Judith, minha irmãzinha". 1918

"Irmã do autor" - 1932

"Auto-retrato" - 1928

"Retrato de Domingos Soares" - 1928

"Retrato de Américo Soares" - 1933

"Retrato de Américo Soares aos 5 anos" - 1932

"Retrato da Mãe do autor" - 1925

"Judite" - 1925
A sala termina com estas três magníficas sanguíneas, da Mãe e dos irmãos. Mas há uma outra faceta desconhecida do Mestre António Soares que resolvemos mostrar nesta exposição - a de fotógrafo. Embora o seu retrato não tenha obviamente sido tirada por ele, mas sim pela mulher, as duas outras fotos são realmente muito boas.

"António Soares" (1930)

"Américo aos quinze anos, a fazer aviõezinhos de balsa" (1942)

"A mulher, Maria Germana, a irmã, Judite e o irmão Américo" (1934)
Faltam agora as imagens do material que estava nas mesas. Ficará para outro post. Ficam apenas, para terminar, as imagens das duas mesas desta primeira sala.




Sem comentários: