18 de outubro de 2013

Escola Básica Raúl Lino - "Os Ofícios de Alcântara"

Por associação de ideias, ao escrever o post anterior, o nome do local onde se encontra a pintura no Seminário dos Olivais - Deambulatório - fez-me recordar "local de passagem", local "onde se caminha" e um outro local, onde existe uma pintura mural desde há muitos anos, desde a sua inauguração a 1 de Setembro de 1918 - a antiga Escola da Tapada, ou Escola de Alcântara, e que actualmente se chama, muito apropriadamente, Escola Básica Raúl Lino. 

Situada na Calçada da Tapada em Alcântara, mesmo junto à actual Junta de Freguesia e Mercado por baixo da Ponte 25 de Abril, esta escola e as respectivas pinturas murais, que existem em todas as salas, sofreram já não uma mas duas recuperações, uma em 1956 e outra entre 2012, tendo as obras acabado e a escola sido "re-inaugurada" em Setembro de 2013. Tinha uma curiosidade enorme de conhecer a escola e de ver, in loco a pintura mural do Mestre António Soares, realizada a convite do seu grande amigo, o Arquitecto Raúl Lino.

Fui muito bem recebida, tendo em conta que não tinha marcado nada com a direcção da escola, pela Professora Ana Gomes. Depois de me identificar e de explicar o que tinha ido lá fazer, ela fez-me algumas perguntas muito curiosas e surpreendentes - que ficarão para um outro post - acerca das pinturas, que tive o prazer de responder e esclarecer, e fez-me uma visita guiada deixando que fotografasse (de forma sumária porque não levava equipamento adequado), por forma a documentar-me, e a ficar com um documento actualizado relativamente às fotografias que possuía, muito mais antigas e a preto e branco.

As fotos a preto e branco pertencem à colecção da família, julgo que serão dos finais dos anos cinquenta, antes da primeira intervenção:






Eis agora as imagens da recuperação efectuada em 2012:



 












 























A Professora Ana Gomes foi também muito amável e direccionou-me para a Junta de Freguesia, onde tomei conhecimento de qual foi a empresa responsável pela recuperação da obra de arte, a quem contactarei mais tarde, por forma a obter imagens melhores de como estavam as pinturas antes e depois. Nessa altura actualizarei a informação deste post.

Ao ver as imagens, não pude deixar de pensar na quantidade de crianças, entre os 6 e os 10 anos que passaram por esta escola e por estas imagens, quer estas que aqui apresento, quer os desenhos lindíssimos também do Arquitecto Raúl Lino, que embelezam cada sala de aula. Curiosamente esta pintura mural, que preenche três paredes, fica precisamente num "local de passagem" ou de "deambulação" - fica precisamente no átrio que dá acesso da Portaria às salas de aula do rés-do-chão e à escadaria de madeira que leva às salas de aula do primeiro andar.

O nome da pintura mural é, muito precisamente "Os Ofícios de Alcântara", e retrata as actividades principais que existiam nessa altura - 1918 - em Alcântara. Todo o friso, que fica bem mais de 1,5m acima das portas (a escola tem um "pé-direito" muito alto), e as imagens, transmitem, ainda hoje, 95 anos depois da sua realização, uma força e uma energia extraordinárias!


Sem comentários: